×


Presidente da CNM

Olá Municipalista,

Fortalecer o turismo com a promoção de ações sustentáveis nas Cidades Históricas, Turísticas e Sítios do Patrimônio Mundial, Natural e Cultural no Brasil é valorizar ainda mais o Município e o seu cidadão. Em tempo de dificuldades em razão da pandemia e a consequente perda de receitas, fomentar o Turismo e os diversos segmentos associados, tem sido um importante pilar para a recuperação do próprio setor e das finanças municipais.

Essa é uma bandeira permanente da CNM, que entende ser por meio do Turismo uma das alternativas de geração de renda e emprego. Como forma de auxiliar os gestores com informações atualizadas e orientar em relação à implementação de políticas que agreguem resultados expressivos no Turismo dessas cidades, a Confederação convida gestores e demais agentes municipais para o 9º Encontro Brasilieiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial a ser realizado entre os dias 11 a 13 de agosto no Município de Diamantina (MG).

Será a oportunidade de trocar experiências entre as gestões locais e com renomados especialistas para trabalhar a governança do turismo.

Paulo Ziulkoski Presidente da CNM


Presidente da OCBPM

Olá Municipalista,

Ciente da importância de valorizar e fortalecer o potencial das Cidades Históricas, Turísticas e os Sítios do Patrimônio Mundial, Natural e Cultural no Brasil, a Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM) promove, anualmente o Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial.

A cidade mineira tem conservado seus numerosos edifícios e obtido ao longo dos anos resultados de desenvolvimento econômico e social por meio da associação e utilização do patrimônio cultural como um vetor de desenvolvimento para o turismo. A iniciativa de realizar esses encontros tem por objetivo trabalhar a governança do patrimônio e do turismo nas cidades Patrimônio Mundial e históricas brasileiras de forma sustentável, contribuindo assim, para a promoção e utilização do patrimônio como ativo de riquezas, desenvolvimento e claro, seu aproveitamento pelo turismo.

A participação de prefeitos, prefeitas, secretários e secretárias municipais, vereadores, vereadoras e demais agentes municipais, presencial ou virtualmente, é essencial para a construção de propostas que contribuam para o fortalecimento da capacidade local, do poder de cooperação e do grande potencial para a geração de riquezas, trabalho e renda. Faça parte dessa iniciativa.

Mário Augusto Ribas do Nascimento Presidente da OCBPM