Inscriçoes Gratuitas

Sugestões para viabilizar o desenvolvimento turístico norteiam painel em Foz do Iguaçu

29 de novembro de 2017

Ag. CNMA cadeia produtiva para o desenvolvimento dos destinos turísticos sustentáveis foi mais um tema relevante debatido no Diálogo Municipalista e no IV Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial de Foz do Iguaçu, no Paraná. O consultor da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e presidente da Organização Brasileira das Cidades Patrimônio Mundial (OCBPM), Mário Nascimento, conduziu o painel na tarde desta quarta-feira, 29 de novembro. 

O primeiro a palestrar foi o presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), Márcio Wozniack. O municipalista voltou a defender a participação dos Municípios nos consórcios públicos como forma de ajudar a viabilizar a gestão municipal e diminuir custos. Wozniack ainda acredita que a criação de um conselho municipal de turismo pode alavancar as iniciativas promovidas nas cidades.

Alexandre Sampaio, presidente do Conselho de Turismo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), destacou um panorama sobre o comportamento dos turistas brasileiros. Segundo ele, cada vez mais os viajantes utilizam as redes sociais para o compartilhamento de produtos turísticos e isso, na sua avaliação, deve ser usado na adoção de estratégias para atrair mais visitantes aos Municípios. Dessa forma, ainda sustentou que cada Município deve definir o planejamento para o desenvolvimento do turismo.

Já Aldo Carvalho, representante do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa (Sebrae) do Paraná, informou os participantes sobre planejamento estratégico adotado no Estado para dez anos. Ele apresentou editais em que apontam a regionalização do Turismo por meio de parcerias, entre elas, com a Fecomércio paranaense. A programação do Diálogo Municipalista e do IV Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial continua nesta quarta-feira, 29 de novembro. 

O 4º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turística e Patrimônio Mundial é promovido pela CNM em parceria com a Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM) e conta com o apoio institucional da prefeitura de Foz do Iguaçu e com apoio financeiro da Caixa Econômica Federal, da Editora Positivo, do Sistema de Ensino Aprende Brasil, da Itaipu Binacional e governo federal. Além disso, conta com o apoio institucional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA).

 

Voltar