×

Thursday, 30 de November de 2017

Voltar

Carta de Foz do Iguaçu reúne demandas municipalistas debatidas em eventos no Paraná

MárioReivindicações apresentadas pelos participantes do Diálogo Municipalista e do IV Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turística e Patrimônio Mundial realizados no Município das cataratas foram destacadas com a leitura dos principais pontos da Carta de Foz do Iguaçu. O documento, lido pelo presidente da Organização Brasileira das Cidades Patrimônio Mundial (OCBPM) e consultor da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Mário Nascimento, referenda decisões da Carta de Brasília com o acréscimo de alguns pontos.

A Carta destaca a realização de articulações necessárias para a liberação urgente do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Cultura para Municípios que possuem projetos e, especialmente, os declarados Patrimônio Mundial pela Unesco. Reforça também o apoio da OCBPM para a viabilização de recursos aos Municípios que são fundamentais na elaboração do Master Plan e Planejamento Vocacionado voltado ao desenvolvimento regional integrado para atração de investimentos em destinos turísticos de grande valor cultural e natural.

A leitura do documento traz ainda a promoção em maior participação dos Municípios na Rede Cidades Criativas da Unesco e solicita reuniões no Tribunal de Contas da União com os Municípios Patrimônio Mundial para avaliação do Plano Nacional de Gestão do Patrimônio Mundial no Brasil. Outra reivindicação na Carta é a realização de um evento no Brasil em 2018 para tratar o tema Turismo e Unidades de Conservação – Parques Naturais – Desafios e Oportunidades, dentre outros pedidos.

A cidade paranaense de Foz do Iguaçu recebe desde o início da semana dois eventos concomitantes: o Diálogo Municipalista e o IV Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial, ambos promovidos pela CNM. Prefeitos e demais agentes municipais do Paraná, de outros Estados e nacionalidades conheceram a pauta municipalista e buscaram alternativas para o desenvolvimento do potencial turísticos dos Municípios. A atividade derradeira dos eventos prevê uma visita técnica aos pontos turísticos de Foz do Iguaçu nesta quinta-feira, 30 de novembro.

O 4º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turística e Patrimônio Mundial é promovido pela CNM em parceria com a Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM) e conta com o apoio institucional da prefeitura de Foz do Iguaçu e com apoio financeiro da Caixa Econômica Federal, da Editora Positivo, do Sistema de Ensino Aprende Brasil, da Itaipu Binacional e governo federal. Além disso, conta com o apoio institucional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA).