×

Monday, 12 de November de 2018

Voltar

Cidades Históricas: autoridades confirmam presença em Manaus (AM); inscrições abertas

12112018 logo Cidades Históricas Manaus atualizadaAutoridades das três esferas governamentais, do Tribunal de Contas da União (TCU), de entidades ligadas ao Turismo e parlamentares estarão na abertura do 5º Encontro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial para debater o Turismo Sustentável em Desenvolvimento e o Patrimônio Mundial. O evento ocorre na cidade de Manaus, no Amazonas, entre os dias 22 e 24 de novembro e está com as inscrições abertas.

A abertura será no dia 22 de novembro a partir das 9h30. Estão previstas as presenças do presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi; da presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa e do presidente da Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM), Mário Nascimento. O presidente da Amazonastur, Nikolas Cabral; a presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Teté Bezerra; e o presidente da Frente Parlamentar Mista Defesa do Turismo da Câmara, deputado Herculano Passos (MDB-SP) também irão ao evento.

Outras autoridades que devem estar no encontro são o governador do Amazonas, Amazonino Mendes, e o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto. O governo federal será representado pelos ministros do Turismo, Vinicius Lummertz, e também representantes dos Ministérios da Cultura, do Meio Ambiente e das Cidades. Autoridades das Pastas do Turismo da Argentina, Bolívia, Colômbia, Peru, Guiana e Guiana Francesa além do Suriname também irão ao evento.

A Caixa Econômica Federal, patrocinadora do evento, vai ser representada pelo presidente da instituição, Nelson de Souza. A Mesa da abertura do encontro ainda deve ser composta por representantes da Unesco no Brasil, da reitoria da Universidade Federal do Amazonas, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), por parlamentares municipalistas eleitos e pelos presidentes das entidades estaduais apoiadoras do evento.             

Carta de Manaus
Além da abertura, estão previstos vários painéis que irão debater a temática do Turismo. Quem for ao evento pode apresentar sugestões que irão constar na Carta de Manaus. O documento com essas reivindicações será entregue às autoridades do governo federal.  São parceiros do evento a OCBPM, a Unesco, o Sebrae, o TCU, o Iphan, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a AMAZONASTUR, o governo federal, o governo do Estado do Amazonas, o Iphan além dos Ministérios do Turismo, Meio Ambiente e Cultura.
Fazem parte do apoio institucional a Associação Amazonense de Municípios (AAM), a Associação dos Municípios do Acre (Amac), a Associação dos Municípios do Estado do Amapá (Ameap), a Associação dos Municípios de Roraima (AMR), a Associação Rondoniense de Municípios (Arom), a Associação Tocantinense de Municípios (ATM), e a Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (Famep). Clique aqui para conferir a íntegra da programação e confirmar a sua participação.

Por: Allan Oliveira

Da Agência CNM de Notícias