×

Tuesday, 24 de November de 2020

Voltar

Cidades Históricas: divulgada a relação de palestrantes; inscrições abertas e gratuitas

24112020 Cidadeshistoricas redesFoi divulgada na quinta-feira, 19 de novembro, a relação de parte dos palestrantes confirmados para o 7º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial, que será realizado entre os dias 10 e 12 de dezembro na cidade de Salvador e por webconferência. O evento, considerado um dos principais para os Municípios detentores de sítios patrimônio mundial, está com as inscrições abertas, e a confirmação da presença pode ser feita gratuitamente aqui.

O encontro tem apoio institucional da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e da União dos Municípios da Bahia (UPB), sendo promovido pela Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM) e patrocínio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Este ano, o tema principal vai tratar o Turismo, patrimônio e sustentabilidade: Caminhos para o futuro e contará com várias abordagens dentro desse assunto. No dia 10 de dezembro, está previsto um painel para abordar a Governança em políticas públicas para o Turismo nas cidades patrimônio mundial.

Também está confirmada nessa palestra a participação virtual da Oficial de Projetos do Setor de Cultura do Escritório da Unesco em Brasília, Isabel de Paula. Em seguida, o prefeito de Diamantina (MG), Juscelino Roque, apresenta o caso de sucesso da cidade mineira na mesa Desafios e oportunidades para os Destinos Patrimônio Mundial - Projetos OCBPM. No encerramento da primeiro dia, o presidente da Goiás Turismo ministra uma palestra que vai abordar o tema Goiás nas trilhas de longo curso conectando patrimônios.

24112020 palestrantes cidades historicasOutros temas
A programação será retomada no dia seguinte com a mesa A importância da cadeia produtiva e da qualificação da gestão para o desenvolvimento de destinos turístico sustentáveis. A presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav), Magda Nassar, e o diretor de relações institucionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Antônio Borges, foram os convidados para detalhar esse tema.

Posteriormente, o Secretário Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo do Ministério do Turismo,William França, o presidente da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur – RN), Bruno dos Reis, e a palestrante e mentora de turismo digital, Marta Poggi, orientam os participantes com dicas de Como vender destinos turísticos Patrimônio Mundial - Transformação e criatividade em momentos de crise.

Já para a mesa do Financiamento e captação de investimentos para o Patrimônio Natural e Cultural foram convidados as representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciane Gorgulho, e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Juliana Bettini. A última mesa prevista para o encontro trará o tema Destinos turísticos inteligentes e criativos e o Patrimônio Natural e Cultura. Esse painel será conduzido pelo prefeito César Caetano, que vai explicar o caso de sucesso da cidade de Carmo do Paranaíba (MG).

Outros
Outros palestrantes devem confirmar presença nos próximos dias. O encontro - que seguirá todas medidas de segurança sanitária no que diz respeito à programação presencial – tem como objetivo auxiliar os gestores na retomada responsável e segura das atividades do turismo, com a definição das estratégias de gestão e governança mais apropriadas.

Para isso, no formato presencial, será limitado o número de participantes (entre palestrantes e ouvintes) no Hotel Deville Prime, que recebe o evento. Todas essas atividades passarão por um rígido protocolo de segurança, como limpeza especializada dos ambientes, medição de temperatura, distanciamento social e exigência de cumprimento das orientações das autoridades sanitárias.

Inscrições presenciais AQUI!

Da Agência CNM de Notícias