×

Wednesday, 21 de November de 2018

Voltar

Cidades Históricas: evento começa nesta quinta-feira em Manaus (AM); participe

12112018 logo Cidades Históricas Manaus atualizadaManaus (AM) será a partir desta quinta-feira, 22 de novembro, palco das discussões voltadas às melhorias do Turismo Sustentável nos Municípios brasileiros. Autoridades das três esferas governamentais do Brasil e de outros países; representantes de entidades ligadas ao Turismo, especialistas e prefeitos de várias cidades participam do 5º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial. O evento continua com as inscrições abertas. A participação pode ser confirmada gratuitamente no Portal da CNM.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) promove o evento em parceria com a Organização das Cidades Brasileiras do Patrimônio Mundial (OCBPM). A Caixa Econômica Federal é a patrocinadora do evento que também tem como apoio institucional o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Estão previstas as participações de ministros de Estado, do governador do Amazonas, Amazonino Mendes, da presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa; e da Embratur, Teté Bezerra. Ainda é esperada a participação do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto.

Os participantes terão a oportunidade de aprofundar a temática do Turismo Sustentável em várias palestras. A primeira ocorre logo em seguida a abertura do evento e será conduzida pelo ministro do Turismo, Vinícius Lummertz. O Turismo e o Patrimônio Cultural e Natural; a Política de Gestão Turística do Patrimônio Mundial, apresentação de boas práticas que incrementaram receitas municipais, bem como o financiamento e captação de investimentos para o Patrimônio Natural e Cultural estão entre alguns painéis da programação do Encontro.

MMM
O público feminino terá espaço na programação do evento. As fundadoras do Movimento Mulheres Municipalistas (MMM), Dalva Christofolleti e Tânia Ziulkoski, irão apresentar as ações do Movimento em mais uma reunião do grupo. O MMM teve origem em 2017 e tem como propósito estimular a participação das mulheres nas decisões políticas e na busca por melhorias na gestão das cidades brasileiras.


Carta de Manaus
Todos os gestores e demais agentes municipais (secretários e técnicos) podem contribuir com sugestões que promovam melhorias para o desenvolvimento do Turismo. As demandas estarão na Carta de Manaus. O documento com as reivindicações será entregue às autoridades do governo federal.

No ano passado, durante o Encontro das Cidades Históricas de Foz do Iguaçu (PR), alguns pedidos apresentados pelos participantes avançaram junto ao governo federal. Também apoiam o evento a Associação Amazonense de Municípios (AAM), a Associação dos Municípios do Acre (Amac), a Associação dos Municípios do Estado do Amapá (Ameap), a Associação dos Municípios de Roraima (AMR), a Associação Rondoniense de Municípios (Arom), a Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e a Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (Famep). Confira aqui a íntegra da programação preliminar e o local do evento.

 

Por: Allan Oliveira
Foto: Divulgação / CNM
Da Agência CNM de Notícias