×

Sunday, 25 de November de 2018

Voltar

Cidades Históricas: leitura da Carta de Manaus e visita técnica encerram encontro

jef7428

Depois de dois dias de intensos debates sobre formas de promover e intensificar o Turismo Sustentável nos Municípios, o 5º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial realizado em Manaus (AM) foi encerrado. A leitura da Carta de Manaus e uma visita técnica dos participantes do evento aos principais pontos turísticos da capital amazonense foram os últimos atos da programação.

A Carta de Manaus reuniu demandas sugeridas por prefeitos e demais agentes municipais que participaram do evento. O documento elenca temas estruturantes para a gestão das cidades detentoras de bens, sítios naturais e culturais. A preservação, valorização e promoção do patrimônio cultural e natural estão na lista de prioridades.

Questões inerentes à sustentabilidade, à governança e à sustentabilidade das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial também constam na Carta do evento que foi realizado entre os dias 22 e 24 e novembro. Todos os pontos foram sujeitos à aprovação dos participantes por meio de votação.

Visita técnica

A visita técnica reuniu no sábado, 24 de novembro, secretários, gestores e agentes municipais com destinos a pontos muito procurados por turistas que visitam Manaus. Entre eles, a Praia da Ponta Negra, a Ponte Jornalista Phelippe Daou e o Teatro Amazonas, considerado principal cartão postal da capital amazonense.

JEF 7494

Palestras

O evento promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) em parceria com a Organização das Cidades Brasileiras do Patrimônio Mundial (OCBPM) trouxe palestras que aprofundaram o Projeto de Lei para implementação da Política Nacional de Gestão Turística do Patrimônio Mundial, o Turismo e o Patrimônio Cultural e Natural e a apresentação do projeto Rota Internacional “Amazônia: Mundo Natural”.

Temáticas como o financiamento e captação de investimentos para o Patrimônio Natural e Cultural, Desafios e Oportunidades do desenvolvimento sustentável e as Parcerias Público-Privadas para gestão de reservas e parques naturais foram apresentadas por especialistas e amplamente debatidas no evento.

A programação contou também com uma reunião do Movimento Mulheres Municipalistas (MMM) e uma calorosa apresentação de integrantes dos bois Garantido e Caprichoso que todos os anos atraem milhares de brasileiros durante o festival folclórico na cidade de Parintins (AM). Todas as matérias do evento podem ser acessadas no hotsite do evento.12112018 logo Cidades Históricas Manaus atualizada

O 5º Encontro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial tem o patrocínio da Caixa e apoio institucional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Outros apoiadores do evento são a Associação Amazonense de Municípios (AAM), a Associação dos Municípios do Acre (Amac), a Associação dos Municípios do Estado do Amapá (Ameap), a Associação dos Municípios de Roraima (AMR), a Associação Rondoniense de Municípios (Arom), a Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e a Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (Famep).

Por: Allan Oliveira

Foto: Allan Oliveira    

Da Agência CNM de Notícias