×

Monday, 21 de October de 2019

Voltar

Cultura italiana como vetor do Turismo será tema de painel no Encontro das Cidades Históricas; últimas vagas

21102019 cultura italiana EBCFaltando apenas dois dias para o principal evento municipalista voltado aos debates e à apresentação de propostas sobre o potencial econômico do Patrimônio em sua dimensão turística, os interessados em participar do 6º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial e do Seminário Internacional Patrimônio + Turismo precisam confirmar a sua presença o mais rápido possível. Até a tarde desta segunda-feira, 21 de outubro, foram registradas 550 inscrições. A cultura italiana será um dos destaques da programação do encontro.

O espaço do evento acomoda 600 pessoas. As inscrições podem ser feitas, gratuitamente, no hotsite do evento. O encontro é destinado a prefeitos, secretários, gestores e outros agentes municipais. Autoridades das três esferas governamentais, especialistas nacionais e internacionais de instituições ligadas ao Turismo e ao Patrimônio Mundial e outros representantes irão debater propostas, bem como ações que possam estimular os Municípios com potencial turístico.

O público terá espaço para participar dos debates e apresentar sugestões. Essas propostas irão fazer parte da Carta de Porto Alegre, documento será entregue às autoridades do governo federal. O credenciamento está previsto para iniciar na quarta-feira, 23 de outubro, às 17h. Logo em seguida, às 18h, ocorre a cerimônia de abertura do encontro. A programação do evento vai até a próxima sexta-feira, 25 de outubro.

Boas práticas

Um dos destaques da programação dos eventos será o painel Patrimônio, Turismo e Experiência, que vai trazer casos exitosos da região Sul sobre a valorização das tradições e do Patrimônio, como ativo para o turismo cultural e regional. Nesse entendimento, estarão em pauta os roteiros de migração no interior catarinense o caso do turismo rural na cidade de Gramado.14102019 Cidades Históricas atualizada

A intenção desse painel é contar como a imigração italiana contribuiu com a cultural local e serviu de atrativo turístico. Ao final dos eventos, o diretor do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Marcelo Brito, vai abordar a certificação dos destinos patrimoniais, utilizado para qualificar o turismo cultural no Brasil.

O 6º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial e o Seminário Internacional Patrimônio + Turismo serão promovidos por meio de uma parceria da CNM com o Iphan e a Organização Brasileira das Cidades Patrimônio Mundial (OCBPM). Ainda conta com o apoio institucional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). 

Por: Allan Oliveira

Foto: EBC


Da Agência CNM de Notícias