×

Monday, 14 de October de 2019

Voltar

Encontro em Porto Alegre aborda Turismo cultural, fluxo de viajantes e avaliação de monumentos; inscrições gratuitas

14102019 Prefeitura Porto Alegre prefeituraExperiências exitosas na Espanha, no México e em Portugal serão os atrativos do painel Patrimônio, Turismo e Desenvolvimento previsto na programação do 6º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial e do Seminário Internacional Patrimônio + Turismo de Porto Alegre (RS). O encontro acontece entre os dias 23 e 25 de outubro e continua com inscrições abertas que podem ser feitas, gratuitamente, no hotsite do evento. Mais de 300 pessoas já confirmaram participação.

Uma parte da duração do painel será destinada a uma mesa redonda para apresentar ações em Portugal e detalhar o Revive Brasil, programa do Ministério do Turismo. Esse projeto prevê uma análise dos monumentos atualmente em uso e a discussão sobre o potencial deles. Dentro dessa perspectiva, a intenção é verificar as possibilidades e as normas para reutilização desses monumentos com a visão turística. 

Depois disso, as cidades com esses monumentos irão lançar portifólio no mercado como forma de atrair mais visitantes e definir planos de instalação de equipamentos turísticos e planos de recuperação desses monumentos. Nesse aspecto, será apresentado no painel como o governo de Portugal conseguiu fazer todo esse processo com eficácia e tornar aquele país uma referência no Turismo da Europa. Devem participar da mesa redonda o diretor de Valorização da Oferta – Turismo de Portugal, António Baeta; o secretário nacional de Integração Interinstitucional do Ministério do Turismo, Bob Santos; o Secretário de Turismo do Estado da Bahia, Fausto Franco, e o presidente da Vila Galé Hotéis, Jorge Rebelo.

Fluxo de visitantes
O Brasil ainda carece de uma metodologia clara e eficiente no controle do fluxo de turistas que visitam as cidades. Para apresentar um modelo de sucesso que deu muito certo no México, foi convidada a diretora de Operação de Sítios do Instituto Nacional de Antropologia e História do México (INAH), María Guadalupe Espinosa. A palestrante vai abordar a capacidade de carga para visitação turística de sítios arqueológicos: experiências de gestão de fluxo de visitantes no México. Com isso, o público vai conhecer as ações que já foram desenvolvidas na capacidade de carga, ou seja, a partir do planejamento da realização de um evento, definir o público e a quantidade de pessoas que podem participar.14102019 Cidades Históricas atualizada

Por fim, o coordenador do grupo de pesquisa sobre Patrimônio, Turismo e Desenvolvimento da Universidade Complutense de Madri, Miguel Ángel, deve trazer as oportunidades e os limites do turismo cultural, que ganhou visibilidade significativa e aumentou o interesse do público pelo turismo cultural na Espanha. O 6º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial e do Seminário Internacional Patrimônio + Turismo de Porto Alegre (RS) será promovido por meio de uma parceria da Confederação Nacional de Municípios (CNM), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e da Organização Brasileira das Cidades Patrimônio Mundial (OCBPM). Ainda conta com o apoio institucional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Acesse aqui a programação completa do evento.

Por: Allan Oliveira

 

Da Agência CNM de Notícias