×

Tuesday, 08 de October de 2019

Voltar

Fortalecimento e valorização das cidades históricas estarão em pauta durante encontro em Porto Alegre; inscrições gratuitas

09102019 logo atualizada Cidades HistóricasAnualmente, a Confederação Nacional de Municípios (CNM), representantes dos governos das três esferas federativas e especialistas de entidades e de instituições se reúnem para retomar o debate sobre a importância da preservação e conservação das cidades históricas, turísticas e patrimônio mundial. Para intensificar essas discussões, apresentar propostas e cobrar demandas que promovam a valorização e o fortalecimento dos Municípios com esse potencial, serão realizados dois eventos que irão reunir prefeitos de todo o país e colocar novamente essa temática na pauta com autoridades.

O 6º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial e o Seminário Internacional Patrimônio + Turismo: potencial econômico do Patrimônio em sua dimensão turística serão promovidos em Porto Alegre (RS) entre os dias 23 e 25 de outubro. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas, gratuitamente, no hotsite do evento. A cerimônia de abertura acontece no início da noite do dia 23. Estão previstas as presenças do presidente da CNM, Glademir Aroldi; do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite; do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio; do Secretário Especial da Cultura, Ricardo Braga; e do embaixador de Portugal no Brasil.

Também irão participar da solenidade a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa; o presidente da Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM), Mário Nascimento; o presidente da Frente Parlamentar Mista de Turismo, deputado Herculano Passos (MDB-SP), e um representante da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) no Brasil.

Painéis
Logo após a abertura, já ocorre um painel que vai trazer o tema Patrimônio, Turismo e Desenvolvimento. Outras palestras que serão ministradas no segundo e terceiro dia do evento terão o Patrimônio e o Turismo como ponto principal, mas irão detalhar também o Desenvolvimento, Comunidades, Reuso, Experiência e Certificação. Autoridades e especialistas conduzem esses painéis, que terão espaços para os participantes esclarecerem dúvidas e apresentarem contribuições. As sugestões irão fazer parte da Carta de Porto Alegre.

O VI Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial e o Seminário Internacional Patrimônio + Turismo têm o apoio institucional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Confira a programação preliminar e faça a sua inscrição.

Por: Allan Oliveira

Da Agência CNM de Notícias