×

Friday, 23 de November de 2018

Voltar

Palestrantes apresentam boas práticas para preservação e geração de renda nos Patrimônios Cultural e Natural

23112018 Materia primeiro painelO primeiro painel do 5º Encontro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial em Manaus trouxe ao centro dos debates O Turismo e o Patrimônio Cultural e Natural.  Gestores e especialistas apresentaram experiências exitosas que contribuíram para a administração municipal de suas localidades. As exposições dos participantes foram mediadas pelo tesoureiro da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Jair Souto.

Representando a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o professor Henrique Pereira detalhou no painel ações de Turismo em Unidades de Conservação. Ele abordou os serviços ecossistêmicos nessas áreas que apresentam serviços culturais lazer, ecológicos e econômicos. Enfatizou ainda como os gastos com o Turismo de visitantes são revertidos para a economia local. “Os valores com turismo em unidades de conservação são maiores que o Produto Interno Bruto de 97% dos Municípios”, informou. O palestrante ainda apresentou o Turismo de base comunitária, considerado mais uma alternativa de Turismo Sustentável.
 
O segundo palestrante foi do Município de Santarém, no Pará. O prefeito Nélio Aguiar contribuiu com o painel ao destacar a boa prática no distrito de Álter do Chão, conhecido como caribe da Amazônia e a praia de água doce mais bonita do mundo. O gestor trouxe um programa que desenvolveu voltado ao monitoramento de águas de sustentabilidade e destacou a realização de um importante festival gastronômico da cidade.
 
Boi bumbá
Um dos maiores produtos culturais do Amazonas, o boi bumbá foi o tema da palestra do prefeito de Parintins (AM), Frank Garcia. Segundo o gestor, a cidade está na rota obrigatória dos cruzeiros turísticos. O festival que acontece em junho reúne milhares de turistas todos os anos na cidade.
Mais tarde, integrantes dos bois Garantido e Caprichoso animaram os participantes do evento com apresentações empolgantes. As performances arrancaram calorosos aplausos da plateia, que acabou sendo seduzida pelas coreografias e ritmos dos dois grupos de Parintis. Confira um trecho das duas apresentações.

Patrimônios
A arquiteta Ana Lúcia Abrahin abordou questões inerentes ao uso do patrimônio edificado. Ela deu exemplos de medidas que foram implementadas no Museu de Manaus, símbolo da capital amazonense. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) enviou o diretor Marcelo Brito para falar sobre o Patrimônio Cultural. Esse tema foi aprofundado com o viés de como a atividade turística pode ser convertida em fator de dinamização física, social, econômica e cultural. Também abordou o reconhecimento do Turismo Cultural como potencial e segmento do mercado turístico. Brito deu continuidade a sua explanação com informações de como Sítios do Patrimônio Mundial devem se transformar em exemplo inovadores de políticas de recuperação urbana e de gestão responsável e sustentável do Turismo.

O palestrante concluiu citando boas práticas que foram adotadas no exterior e lembrou ações que contribuíram para o desenvolvimento sustentável do turismo e conservação do patrimônio em cidades portuguesas, italianas e espanholas.

O Encontro Brasileiro das Cidades Históricas é promovido pela CNM em parceria com a OCBPM. O evento tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal e apoio institucional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Ainda são parceiros a Associação Amazonense de Municípios (AAM), a Associação dos Municípios do Acre (Amac), a Associação dos Municípios do Estado do Amapá (Ameap), a Associação dos Municípios de Roraima (AMR), a Associação Rondoniense de Municípios (Arom), a Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e a Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (Famep).

Por: Allan Oliveira
Foto: Allan Oliveira
Da Agência CNM de Notícias