×

Wednesday, 16 de October de 2019

Voltar

Participação de cafeicultores contribuiu para transformar o turismo na Colômbia; experiência será contada em seminário

16102019 cafe colombiano ebcO caminho para o fortalecimento do Turismo deve contar com a participação e o apoio da comunidade em todo o processo de desenvolvimento das atividades turísticas. Um exemplo de referência desse propósito e do fortalecimento de ações voltadas ao turismo de base ocorreu na Colômbia, onde a população mudou a paisagem cafeeira e ajudou a promover o turismo de base. Esse caso será contado no durante o 6º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial e o Seminário Internacional Patrimônio + Turismo, que serão realizados entre os dias 23 e 25 de outubro em Porto Alegre (RS).

Convidado para o painel Patrimônio, Turismo e Comunidades, o gerente geral da Natures Trips Colômbia, César Valencia, vai trazer a experiência do turismo de base comunitária com detalhes de lugares que existem em função de como as pessoas modificaram a paisagem natural com as plantações de café na Colômbia, considerado um dos produtos mais famosos do mundo.

Os turistas visitam a região cafeeira e a própria comunidade recebe os viajantes, participa do processo de apresentação do local e serve como guia dos turistas na apresentação da região além de explicar detalhes da produção e do consumo do café. Esse modelo de engajamento pode servir de referência para vários Municípios brasileiros, principalmente os que têm potencial para o patrimônio material e cultural: festas, celebrações, gastronomia e aspectos simbólicos da cultural local. Essa palestra será realizada no dia 24 de outubro.

Inscrições
Prefeitos, secretários, gestores e outros agentes municipais podem confirmar participação, gratuitamente, no hotsite dos eventos. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) orienta que os interessados se inscrevam antecipadamente, pois há espaço limitado no local do evento. Mais de 400 pessoas estão confirmadas e a capacidade máxima é para 600 participantes.

14102019 Cidades Históricas atualizada

O 6º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial e do Seminário Internacional Patrimônio + Turismo de Porto Alegre (RS) serão promovidos por meio de uma parceria da CNM, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e da Organização Brasileira das Cidades Patrimônio Mundial (OCBPM). Ainda conta com o apoio institucional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Acesse aqui a programação completa do evento e confirme a sua participação.

Por: Allan Oliveira
Foto: Allan Oliveira

Da Agência CNM de Notícias