×

Thursday, 22 de November de 2018

Voltar

Participantes de todo o país fazem credenciamento para participar de evento em Manaus

Agência CNMÉ grande a expectativa de gestores, vereadores e demais agentes municipais para o início do 5º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial em Manaus (AM). Vários participantes fizeram o credenciamento na manhã desta quinta-feira, 22 de novembro, para acompanhar o evento que será promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) em parcerias com outras entidades ligadas ao Turismo.

O Estado de Minas Gerais esteve representado no evento pelo prefeito de Diamantina, Juscelino Roque. As atividades turísticas da cidade ganham cada vez mais visibilidade no cenário nacional, mas o chefe do Executivo municipal participa do encontro para trocar mais experiência. Nesse contexto, acredita que uma modalidade de Turismo terá mais visibilidade. “A gente tem que trabalhar com o Turismo de território. A gente defende essa política no território porque a gente quer incentivar o Turismo além de Diamantina”, defendeu.

As vereadoras de Novo Airão (AM), Nerita Castro e Rosicleide Andrade, chegaram cedo para o credenciamento. Elas contaram que uma lei municipal aprovada recentemente decretou o tombamento da cidade e elas queriam saber no evento como poderiam ter esse tipo de reconhecimento pela esfera federal. Outro ponto que motivou a participação das representantes do legislativo municipal no evento foi a busca de orientações que possam desenvolver o Turismo Sustentável na cidade já que 98% do território de Novo Airão é de reserva ambiental. “Nós queremos ver a possibilidade de não ficar apenas no tombamento municipal, mas também nacional. O nosso Município tem muito potencial”, disse.

O secretário de Santos (SP), Odair Gonzalez, destacou que o Encontro das Cidades Históricas em Manaus representa muito para o municipalismo. “Esse evento tem repercussão nacional e tem muita importância porque é realizado por pessoas que acreditam que o Turismo é uma alavanca para a economia do Brasil”, disse.

 

12112018 logo Cidades Históricas Manaus atualizadaRepresentando no evento o presidente da CNM, Glademir Aroldi, o tesoureiro da entidade e prefeito de Manaquiri (AM), Jair Souto, considerou que o evento marca a definição de ações para a melhoria das cidades do Amazonas, principalmente as de pequeno porte. “Nós estamos hoje em um momento muito importante para os Municípios do Estado do Amazonas que terão a oportunidade de discutir em um evento dessa envergadura o futuro do Turismo no Brasil e na nossa região. A partir disso, podemos desenvolver um grande planejamento estratégico para desenvolver as cidades e contribuir com a sociedade que vive nesses espaços. A Amazônia é umas das riquezas mais importantes do mundo e precisa ser traduzido em desenvolvimento para os moradores e para os residentes dessa região”, destacou.

 

O 5º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial será realizado até o próximo sábado, 24 de novembro. A Organização das Cidades Brasileiras do Patrimônio Mundial (OCBPM) é uma das parceiras do evento, que tem a Caixa Econômica Federal como patrocinadora. O Encontro ainda tem o apoio institucional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Associação Amazonense de Municípios (AAM), da Associação dos Municípios do Acre (Amac), da Associação dos Municípios do Estado do Amapá (Ameap), da Associação dos Municípios de Roraima (AMR), da Associação Rondoniense de Municípios (Arom), da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e da Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (Famep).

 

Por: Allan Oliveira
Foto: Allan Oliveira
Da Agência CNM de Notícias