×

Thursday, 22 de November de 2018

Voltar

Participantes reforçam a importância do Turismo como fonte de renda em Manaus

JEF 5560OKComeçou na manhã desta quinta-feira, 22 de novembro, a 5ª edição do Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial. A cidade de Manaus (AM) recebeu o evento pela primeira vez e vai debater ao longo desta semana a temática do Turismo Sustentável. O tesoureiro da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e prefeito de Manaquiri (AM), Jair Souto, representou a entidade no encontro que também contou com a participação de autoridades e especialistas ligados ao Turismo e ao Patrimônio Mundial.

O diretor da CNM agradeceu a presença dos participantes e reiterou que o Turismo é fundamental para a economia de qualquer cidade. Por isso, o prefeito de Manaquiri lembrou que são necessárias ações para oferecer aos visitantes e à população condições para as atividades turísticas. “Nós não temos como falar em Turismo sem falar em bons hotéis, investimentos, da formação de mão de obra formada qualificada e investimentos para recepcionar os Turistas do mundo, do Brasil e sobretudo dos amazonenses”, informou.

Segundo o diretor da CNM, essas ações precisam estar em sintonia com todas as esferas governamentais. “O Turismo é de suma importância e perpassa por um planejamento onde todos os atores precisam estar envolvidos: governo federal, governo estadual e os fundos de financiamento. Todos os envolvidos no processo da logística do investimento precisam discutir o que é possível para adequar à capacidade financeira dos turistas” ressaltou.

O presidente da Organização das Cidades Brasileiras do Patrimônio Mundial (OCBPM) e consultor da CNM, Mário Nascimento, reverenciou a importância de cada participantes que compôs a mesa e reforçou a necessidade de os Municípios encontrarem alternativas que possam viabilizar a gestão, dentre elas, o fomento ao Turismo. “O Turismo é muito importante para as cidades e precisa estar na pauta da gestão. É a nova mina da economia brasileira”, considerou.    

Preservação

Muito elogiada pelos integrantes da mesa de abertura, a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa, direcionou parte do seu discurso à necessidade de preservar os Patrimônios Históricos. Ela destacou o Teatro Nacional de Manaus como um dos mais bonitos patrimônios do país e reforçou que a preservação dele e de outros monumentos tem que ser conjunta. “Nós estamos falando de algo que pertence a todos nós. Então, precisamos estar engajados nessa causa”, defendeu.

Representando o Ministério do Turismo, o diretor Neusvaldo Lima foi mais um da mesa de abertura a defender o Turismo e ressaltou as suas vantagens. “O Turismo é inclusivo, não gera poluição e representa a commoditie do futuro. É fantástico o que o Turismo representa”, disse. Já o deputado Herculano Passos (MDB-SP) que também é presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo no Congresso Nacional ressaltou que o Turismo foi fundamental para a superação da crise em países como os Estados Unidos. Dessa forma, disse que o incentivo às atividades turísticas traz vários benefícios. “Eu entendo que o Turismo é o fator de desenvolvimento, pois gera emprego, renda e contribui para amenizar a crise”, argumentou.

Também participaram da Mesa de Abertura o presidente da Associação dos Municípios Amazonenses (AAM), Andreson Cavalcante; o representantes do governo do Amazonas, Bernardo Monteiro, o presidente da Amazonastur, Orsine Oliveira, o representante do ICMBio, Bernardo de Souza; o presidente da Fecomércio, Mário Reinaldo; e o representante do Sebrae, Carlos Fábio.

O 5º Encontro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial tem o patrocínio da Caixa e apoio institucional do Sebrae. Outros apoiadores do evento são a Associação Amazonense de Municípios (AAM), a Associação dos Municípios do Acre (Amac), a Associação dos Municípios do Estado do Amapá (Ameap), a Associação dos Municípios de Roraima (AMR), a Associação Rondoniense de Municípios (Arom), a Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e a Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (Famep).

 

Por: Allan Oliveira
Foto: Allan Oliveira
Da Agência CNM de Notícias