6º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial

23 a 25/10/2019

Porto Alegre/RS

Teatro Dante Barone Assembleia Legislativa

Palavra do Presidente - CNM

Prezados municipalistas,

Cientes da importância de valorizar e fortalecer o potencial das Cidades Históricas, Turísticas e os Sítios do Patrimônio Mundial, Natural e Cultural no Brasil, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) promove, em parceria com a Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM) e com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o 6º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial e o Seminário Internacional Patrimônio + Turismo em Porto Alegre nos dias 23, 24 e 25 de outubro.

Com o tema Potencial Econômico do Patrimônio em sua Dimensão Turística, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul será palco de debates que visam valorizar, promover e fortalecer o potencial das Cidades Históricas, Turísticas e os Sítios do Patrimônio Mundial, Natural e Cultural no Brasil. Com isso, a intenção é estimular a reflexão e o debate sobre os desafios que a aliança entre patrimônio e turismo pode ensejar, levando em conta o potencial econômico do patrimônio e sua preservação.

É importante ressaltar que o aproveitamento efetivo da potencialidade dessas cidades deve ser realizado a partir do estabelecimento de redes de cooperação entre governo, comunidade e iniciativa privada, a fim de implantar políticas públicas voltadas às ações de preservação, promoção e integração com a cidade e com um processo de desenvolvimento local inclusivo e sustentável.

A participação dos prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais, vereadores e demais agentes municipais é essencial na construção de propostas que contribuam para o fortalecimento da capacidade local, do poder de cooperação e do grande potencial para a geração de riquezas, trabalho e renda. Faça parte dessa iniciativa!

Glademir Aroldi Presidente CNM