5º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial

22 a 24/11/2018

Manaus/AM

Centro de Convenções Vasco Vasques, Av. Constantino Nery, 5001 - Flores

Palavra do Presidente - CNM

Prezados municipalistas,

Cientes da importância de valorizar e fortalecer o potencial das Cidades Históricas, Turísticas e os Sítios do Patrimônio, Mundial Natural e Cultural no Brasil, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) promove, em parceria com a Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM), a quinta edição do Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial.

Com o tema Turismo Sustentável em Desenvolvimento e o Patrimônio Natural, o 5º Encontro será realizado em Manaus (AM), entre os dias 22 e 24 de novembro. Em 2000, o Complexo de Áreas Protegidas da Amazônia Central foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como patrimônio mundial natural e, em 2012, o centro histórico da cidade de Manaus foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o que nos levou a escolher a região para o evento.

O Encontro será palco de debates que vão abordar o papel dessas localidades na dinamização econômica, social, cultural e turística. Também possibilitará dar continuidade às ações para construção do Plano Nacional de Gestão do Patrimônio Mundial e o desenvolvimento das cidades históricas turísticas.

É importante ressaltar que o aproveitamento efetivo da potencialidade dessas cidades deve ser realizado a partir do estabelecimento de redes de cooperação entre governo, comunidade e iniciativa privada, a fim de implantar políticas públicas voltadas às ações de preservação, promoção e integração com a cidade e com um processo de desenvolvimento local inclusivo e sustentável.

Sua participação é peça-chave para fortalecer a capacidade local, o poder de cooperação e o grande potencial para a geração de riquezas, trabalho e renda. Faça parte dessa iniciativa!

Glademir Aroldi Presidente CNM