×

Prefeito de Diamantina

Olá Municipalista,

Diamantina se orgulha em sediar, nos dias 11, 12 e 13 de agosto, o 9º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial. O evento é organizado em parceria com Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial - OCBPM, em conjunto com a Prefeitura Municipal de Diamantina, e com o apoio da Confederação Nacional dos Municípios - CNM. O Brasil conta com uma qualidade ímpar de bens inscritos na lista do Patrimônio Mundial da Unesco, apresentando desde patrimônios vinculados à pré-história, ao patrimônio moderno de Brasília. Minas Gerais é o Estado do Brasil que mais possui em seu território sítios inscritos na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO, num total de 4 (quatro), sendo a histórica cidade de Ouro Preto, o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas, o Centro Histórico de Diamantina e o Conjunto Arquitetônico da Pampulha em Belo Horizonte.

Diamantina faz parte desse seleto grupo desde 1999, quando o seu Centro Históricofoi reconhecido como Patrimônio Mundial, reflexo do precioso testemunho da adaptaçãode modelos europeus a uma cultura original, perfeitamente integrada à paisagem severae grandiosa da cordilheira do Espinhaço Meridional. A Serra do Espinhaço, desde 2005, integra pela UNESCO a 5ª Reserva da Biosfera, localizada entre a Mata Atlântica e o Cerrado. Tal chancela decorre não somente da representatividade dos diversos ecossistemas , mas também, da importância histórica, econômica e cultural da região para o Brasil. Neste contexto, é importante destacar que a FAO/ONU, em 2020, oficializou a inscrição da região de Diamantina nos “Sistemas Agrícolas Tradicionais de Importância Global”, devido aos usos da biodiversidade por povos e comunidades tradicionais presentes na Serra do Espinhaço. Os sujeitos detentores dos saberes e fazeres historicamente constituídos são popularmente denominados “Apanhadores de flores Sempre Vivas”.

O 9º Encontro traz como tema principal “O Patrimônio Mundial como fonte de resiliência, humanidade, inovação e turismo”. Neste sentido, será destacada a notável diversidade cultural e natural dos patrimônios brasileiros. Patrimônios pensados como recursos estratégicos para a ampliação dos benefícios socioeconômicos para os diversos grupos que neles vivem, levando-se em consideração o turismo sustentável para as gerações presentes e futuras.

O encontro comemorará os 50 anos da Convenção para a Proteção do Patrimônio Mundial Cultural e Natural, instituída em 1972 pela Conferência Geral da UNESCO, que trouxe como missão a identificação e proteção dos sítios naturais e culturais de excepcional valor em todo o mundo.

Para celebrar essa toda essa grandeza, preparamos uma programação festiva e cheia de expressões culturais que constituem e representam a identidade de nossos maiores patrimônios: o cultural, o histórico e o humano, constituído pela nobreza que impregna nosso povo em sua simplicidade carregada de saber e de viver!

Como Prefeito e Vice-Presidente da OCBPM fico extremamente lisonjeado por receber esse encontro que celebra a riqueza da cultura do nosso país, reconhecida como patrimônio do mundo, mas é especialmente como cidadão diamantinense que meu coração se alegra imensuravelmente por acolher, com sincero carinho, não somente o evento, mas a cada um que aqui chegar, para que possamos compartilhar nesses certamente lindos e inesquecíveis dias que virão o que Diamantina tem de melhor a ofertar!

Juscelino Brasiliano Roque Prefeito de Diamantina