×

Thursday, 24 de October de 2019

Voltar

Abertura do Encontro das Cidade Históricas em Porto Alegre reúne autoridades e traz experiências internacionais

24102019 cidades históricas aberturaComeçou em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, o 6º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial e o Seminário Internacional Patrimônio + Turismo. Até esta sexta-feira, 25 de outubro, autoridades, representantes de instituições internacionais ligadas ao Turismo e especialistas irão debater o potencial econômico do Patrimônio Mundial em sua dimensão Turística. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) foi representada na cerimônia de abertura pela prefeita de Goiás (GO), Selma de Oliveira.

Com o auditório lotado, a gestora contou a emoção de poder representar o movimento municipalista. “Quero agradecer a Deus por viver esse momento. Estou nesse ato representando o nosso querido presidente Aroldi. Fico feliz de estar neste evento, onde serão tratados temas tão valorosos para os nossos prefeitos, sobretudo os da Cidade Patrimônio Mundial onde as trocas de experiências são fundamentais para a preservação e o desenvolvimento. Temos a oportunidade de nos unirmos para dialogar e construir uma política entre o Patrimônio e o Turismo”, discursou.24102019 cidades históricas auditório

O encontro contou com a presença da presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogea, do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite; do presidente da Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM), Mário Nascimento; e de outros representantes dos governos estadual e federal.

Primeiro painel
A primeira palestra trouxe como tema as estratégias de investimento no Turismo em prol do patrimônio arquitetônico: o caso do programa Revive. Nesse contexto, foram abordadas ações promovidas em Portugal que ajudaram o país europeu a superar uma grave crise financeira entre os anos de 2010 e 2014.14102019 Cidades Históricas atualizada

Portugal promoveu várias ações de valorização das atividades turísticas usando o patrimônio histórico como vetor de desenvolvimento. Com isso, a proposta do painel foi trazer referências para os Municípios brasileiros. A programação do evento ainda contou com o lançamento de mais duas edições da Revista do Patrimônio. 

O 6º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial e o Seminário Internacional Patrimônio + Turismo serão promovidos por meio de uma parceria da CNM com o Iphan e a Organização Brasileira das Cidades Patrimônio Mundial (OCBPM). Ainda conta com o apoio institucional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Por: Allan Oliveira


Da Agência CNM de Notícias