×

Thursday, 11 de August de 2022

Voltar

Autoridades e especialistas debatem ações sustentáveis nas Cidades Históricas durante encontro em Diamantina (MG)

Cidades HistóricasComeçou nesta quinta-feira, 11 de agosto, a 9ª edição do Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial. O evento tem como objetivo fortalecer o turismo com a promoção de ações sustentáveis nas Cidades Históricas, Turísticas e Sítios do Patrimônio Mundial, Natural e Cultural no Brasil, além de valorizar ainda mais o Município e o cidadão. O presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Marcos Vinicius Silva, representou o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, na solenidade de abertura.

Até o próximo sábado, 13 de agosto, os participantes irão debater ações que possam aprimorar o Plano Nacional da Gestão Turística do Património Mundial e o desenvolvimento das Cidades Históricas. Ao receber o público, o prefeito de Diamantina (MG), Juscelino Brasiliano Roque, enfatizou que a Cultura e o Turismo compõem um tripé para promover o bem-estar da população e o desenvolvimento da própria gestão local. “Cultura, Turismo e a música são grandes ferramentas civilizadoras, dão lucro e ainda são terapias. Aqui a gente investe forte nisso e tem dado muito certo”, enfatizou o anfitrião ao dar boas-vindas aos participantes.

O mesmo entendimento foi seguido pelo presidente da AMM na abertura. O municipalista lembrou as dificuldades vivenciadas pelos gestores na pandemia e foi mais um a defender o Turismo e a Cultura como alternativas para minimizar as adversidades. “O Turismo e a Cultura são carros-chefe na questão do desenvolvimento econômico, principalmente depois da experiência que vivemos nos últimos dois anos. Precisamos trabalhar a importância deles nos Municípios”, complementou Marcos Vinicius da Silva.WhatsApp Image 2022 08 11 at 16.43.06

Oportunidades
Já o presidente da Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM) e consultor da CNM, Mário Nascimento, reiterou que a realização do encontro em Diamantina será a oportunidade de buscar conhecimento e ações correlacionadas que aprimorem a gestão local. “O nosso objetivo é qualificar a gestão. É fazer com que cada um possa aproveitar cada vez mais as oportunidades que se abrem para a Cultura, para o Patrimônio e para o Turismo no nosso país. A gente deve buscar também a integração do Meio Ambiente com a sustentabilidade, a gestão e a governança”, pontuou.

Também participaram da solenidade de abertura a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Larissa Peixoto, e outras autoridades dos governos federal, estadual e municipal.11082022

 

Programação

No período da tarde estão previstas palestras com especialistas e autoridades que irão abordar temas como os Centros de Interpretação do Património Cultural, o papel do Estado na construção das Políticas Públicas para o Turismo cultura e Patrimônio e o programa de preservação de cidades históricas e Financiamento e Captação de Investimentos as Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Natural e Cultural. Além disso, os participantes terão a oportunidade de acompanhar apresentações culturais. Mais detalhes da programação aqui.  

Interessados podem assistir às orientações ao vivo no canal da TV Portal CNM no YouTube. Clique aqui para acompanhar

 

 

Fotos: Ascom/Prefeitura de Diamantina 

 

Por: Allan Oliveira


Da Agência CNM de Notícias