×

Friday, 05 de May de 2023

Voltar

Autoridades intensificam em São Miguel das Missões (RS) debates para o desenvolvimento das Cidades Patrimônio Mundial

05052023 Cidades HistoricasO segundo dia de programação do Encontro Nacional das Cidades Patrimônio Mundial de São Miguel das Missões, no Rio Grande do Sul, intensificou os debates para aumentar a cadeia produtiva e fomentar a economia e valorização dos Municípios. Ao longo da programação desta sexta-feira, 5 de maio, colaboradores e consultores da Confederação Nacional de Municípios (CNM), autoridades e especialistas enfatizaram em painéis temáticos alternativas por meio de programas e boas práticas que possam auxiliar as gestões locais no alcance desses objetivos.

A palestra denominada Financiamento e Captação de Investimentos para as Cidades Históricas. Turísticas e Patrimônio Natural e Cultural destacou ações por meio de concessões turísticas, gestão, governança e revitalização urbana e sustentabilidade financeira e projetos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES). No mesmo painel, o Ministério do Turismo apresentou ao público o Programa Revive Brasil que tem como um dos eixos a valorização do patrimônio cultural atrelado ao Turismo.

Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes participou do evento para explicar dispositivos do Acórdão TCU 3155/2017, o projeto de governança pública do tribunal e os avanços nas políticas públicas voltadas para o Patrimônio Mundial Cultural e Natural. A palestra contou ainda com a participação do prefeito de Diamantina (MG), Juscelino Roque. Em seguida, foi a vez do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) destacar os Destinos Turísticos Inteligentes e Criativos e o Patrimônio Cultural – O Patrimônio como inspiração para a economia criativa e o fortalecimento da cadeia do turismo.

Na sequência, os Desafios e Oportunidades para os Destinos Patrimônio Mundial – Sinalização Turística e Centros de Interpretação do Patrimônio Mundial foram destaques de consultores da Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM), do Ministério do Turismo e de outros especialistas. A Promoção do Patrimônio Mundial: dinamização das cadeias produtivas e atividades econômicas e o Turismo de Base Comunitária em Destinos Patrimônio Mundial complementaram o ciclo de palestras do dia.

Carta
As principais sugestões apontadas pelos palestrantes, especialistas e público fizeram parte da Carta de São Miguel das Missões. O documento reúne as ações para a melhoria da qualidade de vida, preservação de monumentos e desenvolvimento sustentável das Cidades Patrimônio Mundial. As reivindicações devem ser entregues às autoridades de todos os Poderes e esferas de governo.

Neste sábado, 6 de maio, os visitantes irão participar de um city tour que deve passar pelos monumentos de São Miguel Arcanjo, Cenair Maicá, Fonte Missioneira, São Miguel Arcanjo, além do Museu das Missões, Borraio Minhas Origens e Manancial Missioneiro. A comitiva será acompanhada por guias de turismo do Iphan e do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

O Encontro Nacional das Cidades Patrimônio Mundial de São Miguel das Missões está sendo promovido pela CNM, Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), prefeitura de São Miguel das Missões, OCBPM, governo do Rio Grande do Sul, Associação dos Municípios das Missões (AMM) e patrocínio do Sebrae.

Da Agência CNM de Notícias