×

Friday, 23 de November de 2018

Voltar

Cidades Históricas: Iphan elenca princípios para gestão eficiente no Turismo


23112018 Katia Bogea Iphan 1

A presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa, teve espaço no 5º Encontro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial para falar aos gestores os princípios que deveriam nortear uma gestão exitosa do Turismo local. A palestrante destacou no evento que todo Município tem potencial turístico e defendeu o trabalho integrado entre os gestores para que possam promover o Turismo Sustentável. 

Para isso, Bogéa elencou que os pilares para alcançar esses objetivos estão fundamentados na integração entre Turismo, Meio ambiente e Patrimônio. Também ressaltou que o Turismo Sustentável tem como composição as dimensões natural e cultural. Outro ponto destacado pela presidente foi referente à importância de proteger o meio ambiente e viabilizar o Turismo como via para o conhecimento, desenvolvimento e entretenimento. Ainda defendeu a importância do acesso ao turismo por toda a sociedade.

Revista e PAC
Os participantes ainda tiveram a oportunidade de debater a importância do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Cidades Históricas. Para Bogéa, o PAC deveria ser um programa de Estado e não de governo. As dificuldades de acesso ao PAC foram consideradas um entrave para os Municípios na avaliação da presidente do Iphan.


A palestrante destacou que, para promover o Turismo os gestores precisam investir em segurança pública, infraestrutura e inclusão sociais e ainda oficializou na palestra o lançamento da Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Iphan.

 A Caixa Econômica Federal é a patrocinadora do encontro, que também tem como apoio institucional o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
 

Por: Allan Oliveira
Foto: Allan Oliveira
Da Agência CNM de Notícias