×

Friday, 09 de August de 2019

Voltar

CNM contribui com orientações para criação de associação das cidades históricas no Espírito Santo

09082019 monumento histórico Vila Velha prefeitura Vila VelhaCom o objetivo de contribuir com o fortalecimento das cidades históricas, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) participa neste sábado, 10 de agosto, de um encontro em Vila Velha (ES) com vários gestores capixabas e vai discutir a criação da Associação das Cidades Históricas do Espírito Santo. A entidade vai participar do encontro como condutora desse processo. Essa ação , que tem como vertente o Patrimônio + Turismo, é resultado da rede das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial da CNM.

A colaboradora da área de Turismo da entidade, Marta Feitosa, estará no encontro para reforçar o apoio da Confederação a esses Municípios, bem como a necessidade da preservação e da capacidade turística dos Municípios que contam com patrimônios e monumentos históricos. “O patrimônio natural e cultural brasileiro é de fundamental importância para o desenvolvimento e fortalecimento das localidades que são detentoras desses sítios tão importantes. São realmente a base do desenvolvimento de produtos turísticos competitivos e capazes de aumentar a permanência do turista nos destinos visitados”, defendeu a municipalista.

Com programação ao longo do dia, o evento, que ocorre na Academia de Letras de Vila Velha, vai reunir autoridades e especialistas de instituições ligadas às cidades históricas. Os convidados irão orientar os prefeitos sobre iniciativas que possam fomentar o Turismo nas cidades detentoras de sítios históricos.

O presidente da Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM) e consultor da Confederação Nacional de Municípois (CNM), Mario Nascimento, vai representar a entidade municipalista com uma palestra que vai abordar as conquistas e os avanços da organização brasileira das cidades do patrimônio mundial. “Nós temos ativos cultural, natural e econômico que são fundamentais e essenciais ao desenvolvimento econômico social sustentável das cidades do país”, explicou.

Está prevista também a eleição da diretoria e dos Conselhos que irão compor a Associação das Cidades Históricas do Espírito Santo além da leitura e da aprovação do Estatuto. “Essa associação é de grande importância. A Prainha foi um dos locais marcantes da história do Espirito Santo e onde há o sítio histórico. Vamos dar todo o apoio pela cidade sediar este evento. Gostaria de fazer um convite a todos”, disse o prefeito em exercício, Jorge Carreta.

No encerramento do encontro, os participantes irão alinhar o planejamento para a realização de um Seminário Estadual de Patrimônio e Turismo com os prefeitos que irão fazer parte da Associação. O evento ainda conta com uma vasta programação cultural.

Encontro Nacional das Cidades Históricas
A importância da valorização das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial sempre foi uma das bandeiras defendidas pela CNM. Anualmente, a entidade promove um encontro com especialistas e autoridades para colocar essa temática e buscar alternativas de captação de investimentos, de preservação e de fomento ao Turismo. Neste ano, a edição do evento será em Porto Alegre e está marcada para ser realizada entre os dias 23 e 25 de outubro.

Da Agência CNM de Notícias, com informações da prefeitura de Vila Velha