7º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial

quinta, 10 de dezembro de 2020

Voltar

Salvador recebe 7º Encontro Brasileiro de Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial

10122020 7EncontroPatrimonioTeve início nesta quinta-feira, 10 de dezembro, o 7º Encontro Brasileiro de Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial. Com o apoio da Confederação Nacional de Municípios (CNM), o evento acontece de forma híbrida, ou seja, ao mesmo tempo presencial - obedecendo todos os protocolos exigidos devido a pandemia do coronavírus (Covid-19) - e on-line.

Na abertura, a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Larissa Peixoto, ressaltou a importância de eventos como este para as localidades que são patrimônios turísticos e culturais. “Patrimônio é desenvolvimento, distribuição de renda e nós estamos aqui para reforçar este compromisso com as cidades históricas turísticas e patrimônio mundial, desenvolvendo nossos Estados e Municípios. É necessário que o patrimônio seja motivo de orgulho e que o cidadão se aproprie cada vez mais do nosso patrimônio e das nossas histórias, pois esses espaços contam a história e precisam ser cada vez mais difundidos”, completa.

Este ano o 7º Encontro tem como tema Turismo, patrimônio e sustentabilidade: Caminhos para o futuro. Durante sua fala, a coordenadora de Cultura da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, Isabel de Paula, lembrou a importância da preservação dos sítios de patrimônio mundial. “O grande ativo cultural, a grande riqueza atrativa para o turismo nos sítios do patrimônio mundial são exatamente as características originais que deram o título a esses lugares. Então, é preciso que se preserve essas as características originais e o sítio não perca a condição de patrimônio da humanidade”, lembra.

Impacto do setor turístico
10122020 EventoTurismo SebraeA pandemia da Covid-19 trouxe uma outra realidade para o setor turístico nacional e mundial, já que com o isolamento social, as pessoas deixaram de viajar e conhecer novos destinos turísticos. Agora, segundo o diretor técnico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Nacional), Bruno Quick, o momento é de pensar na retomada. “As cidades com património mundial são parte das que têm maior visibilidade, maior potencial e são as mais organizadas para puxar a retomada do turismo com todos os cuidados de segurança sanitária. E ao fazer isso, nessa visibilidade privilegiada que temos, mostrar o caminho de como trabalhar com profissionalismo, planejamento, estratégia e turismo”, reforça.

Para tanto, o diretor do Sebrae Nacional lembra que o momento é de unir forças entre setor público, com sociedade privada e governo para que haja mudança no patamar de atuação junto ao setor turísco.

Boas Práticas
Durante os dias de evento, que acontece até o próximo sábado, 12 de dezembro, os participantes poderão ouvir boas práticas implementadas em diversas localidades e implementadas no setor e em cidades de patrimônio turístico.

A troca dessas experiências foi comemorada pelos secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Pablo Barrozo. “O tanto que é importante nos reunirmos e conhecer as boas práticas dos Municípios. Precisamos trocar boas experiências e nos unir para sensibilizar os dirigentes. Não precisa inventar a roda, precisamos fazer as melhores práticas da forma mais acelerada possível e unidos. Quando estamos unidos, somos uma voz só, saímos da inércia e começamos a fazer entregas”, finaliza.

O 7º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial – Turismo, Patrimônio e Sustentabilidade: Caminhos para o Futuro é promovido pela Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM) e pela prefeitura de Salvador, com o apoio institucional da Confederação Nacional de Municípios (CNM), da União dos Municípios da Bahia (UPB) e patrocínio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Por: Lívia Villela
Fotos: Gleidson Moreira e Transmissão on-line

Da Agência CNM de Notícias