5º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial

22 a 24/11/2018

Manaus/AM

Centro de Convenções Vasco Vasques, Av. Constantino Nery, 5001 - Flores

Palavra do Presidente - OCBPM

O patrimônio natural e cultural brasileiro é de fundamental importância para o desenvolvimento e o fortalecimento da identidade das localidades. Esses sítios abrigam expressões, manifestações da cultura viva e incomparáveis bens naturais são a base para o desenvolvimento de produtos turísticos competitivos.

A difusão, usufruto e comercialização do produto turístico cultural/natural de forma organizada, a fim de satisfazer às necessidades e aos desejos dos seus cidadãos locais e dos turistas, é um diferencial competitivo que valoriza e promove os atrativos.

O aproveitamento efetivo dessa potencialidade deve ser realizado a partir do estabelecimento de redes de cooperação entre governo, comunidade e iniciativa privada para a implantação de políticas públicas voltadas às ações de preservação, promoção e de integração dos sítios históricos com a cidade e com um processo de desenvolvimento local inclusivo. Conduzidas corretamente, essas estratégias podem contribuir favoravelmente para o fortalecimento da imagem e da promoção do destino turístico.

Com o objetivo de primordial de dar continuidade às ações para construção do Plano Nacional de Gestão do Patrimônio Mundial e o desenvolvimento das cidades históricas turísticas, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) e a Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM), realizarão o 5º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial, nos dias 22 a 24 de novembro de 2018, em Manaus/AM.

A participação dos gestores de turismo, cultura, patrimônio e meio ambiente nesse evento inovador é fundamental pois buscamos propor estratégias importantes com o intuito priorizar as ações com foco nos temas afeitos a essas localidades e debater o cenário atual, desafios e oportunidades para as Cidades Brasileiras Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial, como fatores fundamentais para implantação de políticas voltadas às ações de preservação, promoção e de valorização do patrimônio natural e cultural de forma a promover o desenvolvimento local sustentável.

Mário Augusto Ribas do Nascimento Presidente da OCBPM