×

Palestrantes

A organização do evento 7º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial – Turismo, Patrimônio e Sustentabilidade: CAMINHOS PARA O FUTURO, disponibiliza aqui os palestrantes.

Marli Burato

Marli Burato

"Mestrado em Sociologia Política - UFSC, MBA em Gerenciamento de Projetos – UNIVALI/SC, Graduação em Ciências Políticas e Sociais – FACIPAL/PR."

Imagem de capa do card

Fabrício Amaral

"A iniciativa do encontro é de grande importância para a conexão das cidades históricas e o turismo. A valorização do patrimônio cultural potencializa a atividade turística do país."

Juliana Bettini

Juliana Bettini

"A atuação do BID em turismo está pautada na promoção do desenvolvimento econômico, inclusivo e ambientalmente sustentável do setor na América Latina e no Caribe. Para isso, temos como princípios norteadores de nossos projetos o aumento dos benefícios econômicos diretos gerados pela atividade, o favorecimento de uma maior inclusão social e econômica por meio do turismo e a conservação e resiliência do capital natural e cultural. Nesse desafiador momento de pandemia, apoiamos nossos clientes não só a enfrentar os impactos sofridos pelo turismo, mas também a aproveitar as oportunidades descortinadas para construir um futuro mais sustentável para o setor."

Ângelo Sanches

Ângelo Sanches

"Nós nos reinventamos todos os dias, esse é o diferencial de quem trabalha com turismo. Por isso somos uma grande engrenagem de uma economia limpa, próspera e humanizada."

César Caetano de Almeida Filho

César Caetano de Almeida Filho

"Carmo do Paranaíba está localizada no interior de Minas Gerais, em uma região de Cerrado. Não fica na serra e está distante do mar, não tem lago e nem é cidade histórica, atrativos que costumam fomentar o turismo no Brasil. Apesar disso, e de muito esforço da prefeitura, o Município conseguiu ingressar no Mapa do Turismo Brasileiro, uma grande conquista da atual administração. Consideramos essencial que Turismo esteja na pauta da Gestão Municipal, pois é indústria e serviço de grande valia, uma vez que promove o desenvolvimento socioeconômico, contribui na preservação e manutenção das áreas verdes, melhora a qualidade de vida da população e gera emprego e renda, promovendo a inclusão social. Além disso, divulga e ressalta a cultura local e traz satisfação aos visitantes. Enfim, Turismo é a nova mina da economia brasileira!"

Manoel Cardoso Linhares

Manoel Cardoso Linhares

"Em sua apresentação no 7º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial, Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, falará sobre como vem acontecendo o retorno das atividades turísticas no país. O executivo irá mostrar que, nesse momento, os lugares menores e próximos aos grandes centros, além de destinos de ecoturismo, onde o distanciamento já acontece de forma natural, têm sido a preferência dos viajantes. O representante da hotelaria nacional irá comentar também sobre as medidas de prevenção que os meios de hospedagem estão implementando para garantir a segurança e saúde de hóspedes e colaboradores."

Marta Poggi

Marta Poggi

“Sempre uma alegria poder falar de tendências e do uso das novas tecnologias para desenvolver Destinos Turísticos Inteligentes, sobretudo para potencializar a história e a cultura dos destinos turísticos.”

Claiton Armelin

Claiton Armelin

“Claiton Armelin é diretor executivo de Produto Terrestre Nacional da CVC Corp desde 2015.”

Leônidas Oliveira

Leônidas Oliveira

“Secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, possui reconhecida experiência em gestão das áreas de Cultura e Turismo no Brasil e no exterior, tendo sido presidente da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte e da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur).”

César Reinaldo Rissete

César Reinaldo Rissete

“Gerente da Unidade de Competitividade do Sebrae Nacional. Economista com Mestrado em Desenvolvimento Econômico. Especialista em Produtividade e Qualidade pela JICA/Japan Productivity Center – Japão.”

 Alexandre Sampaio de Abreu

Alexandre Sampaio de Abreu

“Carioca, 64 anos, com mais de 40 anos de atuação no mercado hoteleiro fluminense”

 Angela Baltazar

Angela Baltazar

“Servidora pública federal, Analista de Turismo Cultural – EMBRATUR. Formação acadêmica: Administradora, MBA em Gestão Estratégica de Marketing pela FGV, MBA em Gestão Pública pela Cruzeiro do Sul, Pós-graduada em Cooperação Internacional e Políticas Públicas pela UNINTER.”

 Francisco Nunes

Francisco Nunes

“A Infraero vem apresentar as perspectivas de desenvolvimento de aeroportos regionais no país e como esses equipamentos urbanos podem contribuir para o desenvolvimento econômico e social das diversas regiões do Brasil.”

 Bruno Reis

Bruno Reis

“Pensar estrategicamente a promoção do turismo envolve inteligência de mercado e inovação para atingirmos o objetivo de atrair mais turistas para nossos destinos.”

 Cálidon Costa da Conceição

Cálidon Costa da Conceição

“A governança é parte integral da gestão coletiva, consiste na busca de parceria, ações conjuntas com base na unicidade, visando obter resoluções assertivas para a cultura o patrimônio e o turismo.”

 José Antonio Hoyuela Jayo

José Antonio Hoyuela Jayo

“Doutor e mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Valladolid, com a tese HISPANICA URBS BRASILIARUM, ainda inedita. Graduado em Arquitectura pela Universidad de Valladolid (1994), titulo de Arquiteto e Urbanista revalidado pela UFMG (2015).​”

 Daniela Bitencourt Moraes

Daniela Bitencourt Moraes

“Apresentação de Projetos OCBPM e sua relação com as Tendências de Mercado​”

 Ligia Walper

Ligia Walper

“Patrimônio Mundial Brasileiro em Realidade Virtual - uma viagem aos 23 destinos declarados pela Unesco, numa experiência sensorial e interativa.​”

 Magda Nassar

Magda Nassar

“Presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV Nacional).​”

 Eneida Braga Rocha de Lemos

Eneida Braga Rocha de Lemos

“Diretora do Departamento de Difusão, Fomento e Economia dos Museus do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram)​”

 João Luiz da Silva Júnior

João Luiz da Silva Júnior

- Bacharel em direito - UNICAP
- Pós graduado em gestão pública e projetos sociais.
- Auditor Fiscal da Secretaria da Fazenda de Pernambuco.
- Secretário de Patrimônio, Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico de Olinda.

 Antônio Henrique Borges Paula

Antônio Henrique Borges Paula

Assessor de Relações Institucionais do SENAC Nacional